Fátima Bezerra lê no Plenário carta em que Dilma reafirma sua inocência

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/08/2016, 17h45

A mensagem em que a presidente afastada, Dilma Rousseff, pede ao Senado que a considere inocente e se compromete a apoiar um plebiscito sobre a antecipação de eleições presidenciais foi lida em Plenário pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Na mensagem, dirigida aos 81 senadores e ao povo brasileiro, a presidente afastada aponta o voto popular como o único caminho para o país sair da crise e diz que, por isso, apoiará o plebiscito e a reforma político-eleitoral.

Na carta, Dilma explica que está sendo acusada por atos que também foram praticados por outros presidentes, e que, à época deles, esses atos não eram considerados crimes.

A senadora Fátima Bezerra leu trecho da mensagem de Dilma em que a presidente afastada reforça sua inocência: "Esse processo de impeachment é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente. O que peço às senadoras e aos senadores é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Quem deve decidir o futuro do país é o nosso povo. A democracia há de vencer", diz Dilma no texto lido pela senadora.

Na carta enviada aos senadores, a presidente Dilma Rousseff diz ainda que, ao contrário dos que deram início ao processo de impeachment, ela não tem contas secretas no exterior e nunca desviou recursos públicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)