Jorge Viana destaca aprovação do Acordo do Clima pelo Senado

Da Redação | 11/08/2016, 13h48

O senador Jorge Viana (PT-AC) saudou a aprovação, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), do Acordo do Clima, com metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, firmado em encontro da ONU em Paris, em 2015. O texto foi enviado ao Plenário e foi ratificado em sessão nesta quinta-feira (11).

Viana destacou avanços da política de proteção ambiental e redução de impactos das mudanças climáticas nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além do trabalho da representação brasileira nas conferências do clima da ONU.

Com a aprovação do acordo pelo Senado, o senador acredita que o Brasil terá posição destacada no próximo encontro mundial sobre mudanças climáticas, a ser realizado em novembro, no Marrocos.

— É da maior importância que o Brasil possa chancelar o Acordo do Clima, com a aprovação em Plenário. Na COP 22, no Marrocos, o Brasil será um dos poucos países que poderá falar que já deu eficácia ao acordo firmado na COP 21 — observou Jorge Viana.

O senador ainda ressaltou a importância da contribuição voluntária do país, de redução de gases de efeito estufa, para que o aumento da temperatura global não passe de 2°C. Ele também cumprimentou a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), pela relatoria da matéria na CRE.

Eleições municipais

No pronunciamento, Jorge Viana salientou o trabalho realizado pelo Partido dos Trabalhadores e demais legendas coligadas, nos 22 municípios do Acre, com vistas às eleições municipais. O senador disse que o PT apresentou chapas e discutiu propostas para a gestão municipal, reafirmando compromisso de apoiar a campanha dos candidatos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)