Comissão do Impeachment faz audiências com peritos na terça-feira

Da Redação | 30/06/2016, 18h02

A Comissão Especial do Impeachment fará na próxima terça-feira (5), a partir das 11h, duas audiências para ouvir os técnicos responsáveis pelas perícias realizadas sobre documentos do processo contra a presidente afastada, Dilma Rousseff.

A primeira audiência será com a junta pericial indicada pela comissão, que entregou seu laudo na última segunda-feira (27). Ela é composta por três servidores do Senado: Diego Prandino Alves e João Henrique Pederiva, consultores de Orçamentos, Fiscalização e Controle, e Fernando Álvaro Leão Rincon, diretor-adjunto da Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade.

Na segunda audiência falarão dois peritos assistentes, cada um indicado por uma das partes do processo. A acusação indicou a economista Selene Péres Nunes, que foi uma das responsáveis pela elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal. A defesa indicou dois assistentes e precisará escolher qual deles participará da audiência: Rodrigo Octávio Orair, pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), e Ricardo Lodi Ribeiro, jurista e professor universitário. O laudo dos peritos assistentes será entregue à comissão na véspera da audiência.

Os procedimentos para os depoimentos dos peritos serão o mesmos adotados no caso das testemunhas. O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), terá o direito de fazer as primeiras perguntas. Depois falarão os senadores membros da comissão, pela ordem da lista de inscrições. Por último, os advogados da acusação e da defesa, nesta ordem, farão os seus questionamentos.

Esclarecimentos

Nesta sexta-feira (1º), às 20h, encerra-se o prazo para que os peritos do Senado apresentem à Comissão do Impeachment os esclarecimentos solicitados pelos senadores sobre o seu laudo pericial. A defesa da presidente Dilma solicitou 12 esclarecimentos, e o relator Anastasia pediu outros três. Entre os membros da comissão, apenas os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentaram questionamentos próprios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Dilma Rousseff Impeachment