Vanessa Grazziotin denuncia situação dos doentes renais no Amazonas

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/06/2016, 18h30

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), denunciou nesta quarta-feira (29), em Plenário, os problemas no sistema de saúde pública do Amazonas, principalmente em relação aos doentes renais crônicos.

Ela citou dados da Associação dos Renais Crônicos do estado, em que, de janeiro a abril deste ano, 107 pacientes morreram no Amazonas por não terem acesso à hemodiálise, transplante e medicamentos.

Vanessa disse que, quando conseguem fazer o transplante, os pacientes não contam com atendimento médico e com remédios para o pós-operatório, para que não haja rejeição ao novo órgão. Além disso, afirmou que em todo o estado há 1.600 pacientes em hemodiálise, sendo a grande maioria em Manaus.

— Pacientes que precisam fazer três hemodiálises por semana, quando muito, conseguem fazer uma hemodiálise ou duas hemodiálise por mês, ou seja, são pacientes que não têm muito tempo de vida para esperar e mesmo assim estão à mercê de um serviço público sucateado — lamentou.

Vanessa Grazziotin afirmou ainda que esse quadro pode se agravar com o chamado reordenamento dos serviços de saúde pública, promovido pelo governo do estado e que, segundo ela, nada mais é do que a diminuição das unidades que prestam esse serviço, com a redução dos profissionais de saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)