Jornalista do Senado lança livro sobre funcionamento do Parlasul

Da Redação | 29/06/2016, 09h46

O jornalista da Agência Senado Marcos Dantas de Moura Magalhães lançou nesta terça-feira (28), na Biblioteca do Senado, o livro Parlasul: o espaço político da integração. A publicação é o volume 218 das Edições do Senado Federal e reúne fatos marcantes sobre a história dos primeiros anos de funcionamento do Parlasul em Montevidéu. A solenidade contou com a presença de diversos servidores da Casa, estudiosos das relações internacionais e representantes da Embaixada da China.

Durante o lançamento, a diretora da Secretaria de Comunicação (Secom), Virgínia Galvez, enalteceu a trajetória profissional do jornalista e afirmou o valor histórico da publicação.

— Todos que estão aqui {no lançamento} sabem o grande profissional que você é. Sempre tive uma admiração profunda pelo trabalho do Marcos. Com certeza, quem acompanha esse assunto terá nesse trabalho um registro fidedigno do início desse movimento de integração na América do Sul — disse Virgínia.

Na obra, Marcos Magalhães analisa e relata os encontros, decisões, as visões distintas e o processo legislativo para implantação de um dos organismos mais importantes de integração do Cone Sul. De acordo com ele, o intuito é mostrar para a sociedade o que pode vir a ser o Parlamento do Mercosul.

— Foi muito prazeroso escrever esse livro. O principal objetivo é colocar esse tema em debate porque, um dia, todos nós vamos votar nos representantes para o Parlamento do Mercosul. A Argentina já elegeu no ano passado, o Uruguai já elegeu. No Brasil, pouca gente conhece o novo parlamento. Então, a intenção é tornar o tema um pouco menos desconhecido e abrir mais esse debate — afirma.

O jornalista ressalta que todo o trabalho de cobertura começou há quase dez anos. Segundo ele, a obra não é uma coletânea de matérias jornalísticas. Os assuntos foram costurados “de forma que quem nunca tenha ouvido falar em Parlamento do Mercosul possa ter uma ideia de como funciona”.

Fundado no fim de 2006, o Parlasul, com sede em Montevidéu, realizou sua primeira sessão em maio de 2007. A casa legislativa do Mercosul é composta atualmente por 139 parlamentares, sendo que o Brasil possui 37, a Argentina 43, Uruguai e Paraguai 18 cada e a Venezuela 23.

O livro

A publicação pode ser adquirida pela Livraria do Senado, pelo valor de R$ 25.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)