Benedito de Lira reclama das altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/06/2016, 17h28

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29) , o senador Benedito de Lira (PP-AL) apresentou dados do Banco Central mostrando que os juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito estão entre os mais altos do mundo.

O Banco Central informou nesta semana que no cheque especial os juros passaram de 308,7% em abril para 311,3% ao ano em maio. É a maior taxa desde 1994. Quanto ao rotativo do cartão de crédito, os juros médios passaram de 452,4% ao ano em abril para 471,3% em maio.

Segundo Benedito, na contramão dessas taxas estão os baixos rendimentos ganhos pelo trabalhador quando sobra algum dinheiro para poupar. Para ele, esses informes comprovam que, apesar da crise econômica, as instituições financeiras continuam "muito satisfeitas".

O senador cobrou do governo federal e do Banco Central medidas para a redução dos juros. E fez a mesma reivindicação ao Senado.

— Não é problema de um partido, do governo ou da oposição. Diz respeito a todos nós, como cidadãos, que também somos submetidos a esses juros abusivos, e, como parlamentares, pois temos o dever de atuar e contribuir para mudar essa situação — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)