Ângela Portela critica reforma previdenciária proposta por Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2016, 19h50

Em pronunciamento nesta terça-feira (28), Ângela Portela (PT-RR) afirmou que o afastamento de Dilma Rousseff da presidência da República abriu espaço para um governo impopular, ilegítimo e contrário aos anseios da sociedade.

E isso fica evidente, segundo a senadora, ao se analisar as propostas defendidas pelo presidente interino, Michel Temer. Uma delas prevê a limitação do aumento de gastos públicos ao índice da inflação do ano anterior.

Se essa proposta for aprovada, alertou a senadora, setores importantes, como saúde e educação, poderão sofrer corte, servidores públicos ficarão sem aumentos, e órgãos essenciais, como a Defensoria Pública e o Ministério Público, poderão ser prejudicados.

A senadora ainda criticou os termos da reforma previdenciária que será proposta pelo atual governo. O texto ainda não foi encaminhado ao Congresso Nacional, mas, segundo Ângela, existe a possibilidade de a idade mínima para se passar à inatividade ser de 70 anos, com uma regra de transição.

— De antemão, nós podemos dizer que a proposta irá afetar diretamente as mulheres trabalhadoras, pois a intenção da equipe econômica é clara e transparente: igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres — reiterou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)