Dário Berger alerta para riscos da limitação de despesas em áreas sensíveis

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/06/2016, 19h11

O senador Dário Berger (PMDB-SC) considera arriscada a proposta do governo Temer de fixar limites para os gastos públicos com base na inflação do ano anterior, principalmente para áreas como saúde, educação e segurança. Ele advertiu que seria essencial algum mecanismo para garantir a suplementação de recursos que se fizer necessária a esses setores, tendo em vista que, muitas vezes, eles demandam mais que o inicialmente previsto.

Dário Berger reclamou que o orçamento deste ano já é precário e menor que o de 2015. E se a limitação for aprovada, em 2017 a saúde pública só receberá a mais o referente à correção pela inflação deste ano, o que criará uma situação inaceitável, alertou o senador.

-  Se a regra for aprovada,  nossos hospitais que já não atendem mais as necessidades da população, as nossas policlínicas, os nossos centros de saúde, enfim, as nossas crianças, os nossos jovens, os nossos idosos não vão ter o atendimento de saúde que precisam ter na época certa e na época própria que precisam ter. E isso é inadmissível. Não podemos permitir que isto possa acontecer, principalmente nestas duas áreas - saúde e educação -  e acho que poderíamo0s incluir a segurança pública - afirmou o senador.

Dário Berger disse que o Brasil "anda devagar demais", o que prejudica o desenvolvimento do país. Como exemplo, ele citou as dificuldades para a liberação de licença para a pesca de tainha em Santa Catarina. A pesca começou em maio e até agora foram liberadas apenas 40 licenças para todo o país, somente quatro delas para pescadores catarinenses, informou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
PMDB Pronunciamento Senador Dário Berger