Vanessa Grazziotin é contra participação estrangeira de 100% em empresas aéreas

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/06/2016, 16h17

A senadora Vanessa Grazziotin  (PCdoB-AM) disse que o Senado precisa rejeitar as mudanças que os deputados aprovaram, na terça-feira (21) à Medida Provisória 714/2016 que trata da participação do capital estrangeiro em empresas aéreas.

Ela lembrou que a medida provisória original, editada ainda pela presidente Dilma Rousseff, aumentava para até 49% a participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas que atuam no país.

Vanessa Grazziotin explicou que essa participação poderia chegar a 100% por cento se o país de origem da empresa proprietária do capital mantivesse regra de reciprocidade com o Brasil. O problema, conforme a senadora, é que a emenda da Câmara permite que estrangeiros controlem até 100% de companhias aéreas no Brasil sem exigir reciprocidade.

- Por que vamos aprovar a abertura de capital para empresas estrangeiras até 100%  se no próprio país delas isso não é feito? Não, não. Que a gente possa mudar este absurdo que foi aprovado na Câmara dos Deputados. Não é possível que o país volte a ser tratado ou volte a se comportar como se fosse um quintal dos países desenvolvidos. Não vamos permitir que isto aconteça de jeito nenhum, porque isto é muito grave - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)