Vanessa defende plebiscito para que população diga se quer novas eleições

Da Redação | 17/06/2016, 10h15

Em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (17), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a única saída para a crise econômica e política que assola o Brasil virá com a consulta aos cidadãos.

- A única saída é chamar a população para nos ajudar a tirar o país da crise. Convocar um plebiscito para que a população diga se quer ou não a antecipação das eleições – afirmou.

Vanessa acusou o grupo político liderado pelo presidente interino Michel Temer de ser ilegítimo e de aplicar um golpe contra a presidente afastada Dilma Rousseff, já que, na opinião da senadora, a petista não cometeu crime de responsabilidade com as chamadas “pedaladas fiscais”. Ela citou artigo do professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Rogerio Cezar de Cerqueira Leite, que comparou Dilma com a heroína da Guerra dos 100 anos, Joana D’Arc, morta e queimada viva por ser acusada de vestir-se como homem.

- Baseada nessa acusação, uma mulher guerreira, que defendia sua pátria e seu povo, foi morta queimada viva – comparou.

Para a senadora, a crise não é responsabilidade de Dilma, apesar dos erros cometidos em sua gestão, e até mesmo na administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Vanessa, os administradores interinos do país utilizam a crise política para alimentar a crise econômica e, sob esse pretexto, querem arrancar a presidente definitivamente de seu lugar. Uma vez confirmados no poder, avaliou, eles neutralizarão a Operação Lava Jato e retirarão direitos dos trabalhadores ao viabilizar a aprovação de projetos como o que regulamenta a terceirização (PLC 30/2015).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)