Lídice da Mata critica proposta que flexibiliza Estatuto do Desarmamento

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/06/2016, 18h54

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou, nesta terça-feira (14), o fácil acesso às armas de fogo no Estados Unidos e a tentativa de flexibilização do Estatuto do Desarmamento no Brasil.

A senadora ressaltou que os Estados Unidos têm sido alvo de repetidos episódios criminosos em escolas ou ambientes públicos envolvendo o uso de arma de fogos. Para ela, o país está atrasado no que se refere à restrição ao acesso de armas. Lídice também criticou a discussão, no Senado brasileiro, sobre a possibilidade de novas categorias profissionais passarem a ter acesso às armas de fogo.

- E essa discussão vinda ao Senado, ou qualquer outra manifestação no sentido de flexibilização, de dar mais acesso a determinados profissionais a armas de fogo, receberá de mim uma reprovação contundente. O Brasil tem cerca de 56 mil assassinatos por ano. Há países em guerra hoje que não registram o número de mortes que o Brasil tem - afirmou a senadora.

Além da manutenção do Estatuto do Desarmamento no Brasil, Lídice da Mata sugeriu três ações: um Plano Nacional de Redução de Homicídios de Jovens, transparência de dados sobre segurança pública e violência e fim dos autos de resistência (termo utilizado por policiais que alegam estar se defendendo ao matar um suspeito).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)