Renan pede bom senso sobre investigações envolvendo nomes do Senado

Da Redação | 08/06/2016, 16h59

O presidente do Senado, Renan Calheiros, pediu “calma” , "ponderação" e “bom senso” em relação às investigações de irregularidades envolvendo seu nome e outros nomes do Senado. Em breve discurso no Plenário, pouco antes da Ordem do Dia desta quarta-feira (8), ele disse que “tem exercitado” a separação dos poderes, conforme estabelece a Constituição.

Na visão de Renan, é preciso ter “grandeza para o enfrentamento”, principalmente em um momento de incompreensão entre as instituições. Ele ainda disse ser “preciso aguardar”, para que movimento nenhum pareça que o Legislativo esteja querendo influenciar outro poder.

— Todas as vezes que nós, como sociedade, mostramos desprezo pela democracia, pagamos um longo preço. Os brasileiros pagaram muito caro por isso. A democracia, quando comete excessos, ela própria se corrige — declarou Renan, logo depois do discurso do senador Lasier Martins (PDT-RS), que pediu uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as investigações que envolvem nomes do Senado.

Conforme matéria publicada no jornal O Globo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão de Renan por suposta interferência na operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O pedido de prisão estaria sendo analisado pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Supersimples

Renan também anunciou que os governadores pediram um prazo até segunda-feira (13) para debater o projeto de alteração do Supersimples. Renan recebeu, em reunião no gabinete da Presidência, cinco governadores de estado para debater o projeto, que pode aumentar a arrecadação dos estados. As lideranças do Senado também participaram do encontro.

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) é a autora do substitutivo aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que traz mudanças no texto original do ex-deputado Barbosa Neto (PLC 125/2015). O texto deve chegar ao Plenário já com as alterações propostas pelos governadores.

Segundo informou Renan, o presidente Michel Temer também deve convocar na próxima semana uma reunião com os governadores e representantes dos poderes, para um debate sobre as questões do federalismo. A negociação da dívida dos estados deve ser um dos temas dessa reunião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)