Morre o ex-senador Jarbas Passarinho

Da Redação | 05/06/2016, 11h11

O ex-senador Jarbas Passarinho faleceu neste domingo (5) aos 96 anos. O velório ocorrerá no Oratório do Soldado, em Brasília, a partir das 12h. O sepultamento está marcado para 16h no cemitério Campo da Esperança, também em Brasília.

Segundo a assessoria do governo do Pará, estado que Passarinho governou, ele morreu por problemas de saúde decorrentes da idade avançada. O estado decretou luto oficial de três dias.

Jarbas Gonçalves Passarinho nasceu em Xapuri (AC), no dia 11 de janeiro de 1920, filho de Inácio de Loiola Passarinho e de Júlia Gonçalves Passarinho.

Aos três anos de idade, foi com a família para Belém. Seguiu depois para o Sul, onde cursou a Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1940, ingressando, no ano seguinte, na Escola Militar de Realengo. Em agosto de 1962, alcançou o posto de tenente-coronel.

Indicado por Castelo Branco, Jarbas Passarinho assumiu em junho de 1964 o Governo do Pará, eleito pela Assembléia do estado.

Em novembro de 1966 elegeu-se senador pelo Pará, na legenda da Arena. No ano seguinte, foi convidado pelo novo presidente da República, Artur da Costa e Silva, para o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Nesse mesmo ano, passou para a reserva com a patente de coronel.

Três anos depois, em virtude do agravamento do estado de saúde de Costa e Silva, toma posse na Presidência da República o General Emílio Garrastazu Médici, que convida Jarbas Passarinho para o ministério da Educação.

Reassumiu sua cadeira no Senado em 1974. Em novembro do mesmo ano, foi reeleito pela Arena do Pará. Em fevereiro de 1981 foi eleito presidente do Senado.

A convite do presidente João Figueiredo, assumiu o ministério da Previdência em novembro de 1983.

Em 1986, foi eleito como senador para a Assembléia Nacional Constituinte.

Foi ministro da Justiça do governo Fernando Collor, de 15 de outubro de 1990 a 2 de abril de 1992, quando retornou ao Senado, para concluir seu mandato em janeiro de 1995.

Casou-se com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho, com quem teve cinco filhos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: