Randolfe Rodrigues apoia Lava Jato e condena fim da CGU

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/05/2016, 17h42

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu a Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Segundo Ele lembrou que a operação já condenou 105 corruptos e corruptores com penas que, somadas, ultrapassam onze séculos de cadeia. O senador afirmou que o Supremo Tribunal Federal já ampliou o alcance da Lava-Jato, atingindo várias figuras poderosas da República.

Randolfe lamentou o início do governo interino do presidente Michel Temer, lembrando que esses primeiros dias foram marcados por recuos, atropelos, desmentidos e desvios de função. Ele destacou que, em pouco mais de duas semanas, dois ministros já caíram. Romero Jucá, do Planejamento, e Fabiano Silveira, da Transparência, aparecem em conversas gravadas, supostamente atuando contra a operação Lava-Jato.

- Esta ação deixou de ser uma ação somente do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, das instituições de controle. A operação Lava Jato é um patrimônio da sociedade brasileira - afirmou o senador.

Randolfe também fez uma defesa da extinta Controladoria-Geral da União. Ele criticou o “rebaixamento” do órgão, como uma das primeiras medidas do governo Temer. Ele anunciou que vai coletar assinaturas dos senadores para enviar um documento ao presidente Temer, pedindo a reconsideração sobre o assunto.

O senador ainda destacou uma nota da Transparência Internacional, em que a entidade lamenta a extinção da CGU. A nota faz referência às manifestações dos servidores do órgão em protesto contra o ministro Fabiano Silveira, que terminou pedindo exoneração. A entidade também pede que o Brasil se esforce no combate à corrupção e na ampliação da transparência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)