Exposição Memórias do Lixo Vivo, no Senado, abre comemorações do Mês do Ambiente no Congresso

Da Redação | 30/05/2016, 20h36

O Senado inaugurou, nesta segunda-feira (30), a exposição Memórias do Lixo Vivo, que ficará aberta à visitação até 10 de junho, no espaço Ivandro Cunha Lima. A mostra da artista plástica Daniela Nunes, idealizada com o apoio da Cooperativa de Catadoras do Varjão, área próxima ao Plano Piloto de Brasília, abriu as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A exposição traz objetos que haviam sido descartados e passaram por modificação para serem reaproveitados. São mesas, cadeiras, estantes e peças transformadas em objetos de decoração que tinham sido jogadas no lixo mas foram transformadas pelas mãos da artista.

Na abertura, o diretor-geral adjunto de Gestão, Gustavo Ponce de Leon, destacou a parceria entre o Senado e a Câmara dos Deputados por meio dos programas Senado Verde e EcoCâmara.

— Isso marca algumas mudanças culturais. Primeiro, a parceria administrativa entre essas duas Casas legislativas, que têm desenvolvido algumas ações conjuntas. Outra mudança cultural é a preocupação com a sustentabilidade, com a transformação dessa prática de desperdiçar recursos e de imaginar que os bens colocados à disposição da natureza são infinitos — declarou.

A diretora-geral adjunta da Câmara dos Deputados, Juliana Werneck, enalteceu a iniciativa do Senado em organizar a programação do Mês do Meio Ambiente, com atividades durante junho, e ressaltou a importância da conscientização ambiental.

— Nós chegamos a um momento da nossa evolução como seres humanos em que a gente percebeu que já passou da hora. Ou repensamos o modo como vivemos e mudamos, ou não sabemos o que deixar para as gerações futuras — disse.

O trabalho da artista plástica Daniela Nunes, desenvolvido há 10 anos, tem o intuito de mostrar o elevado desperdício feito pela sociedade e apresentar as possibilidades de reutilização de materiais.

— Muitas pessoas não têm acesso ao que nós temos, e o descarte realiza sonhos de outras pessoas. Antes de descartar inadequadamente, vamos pensar naquelas outras comunidades onde realmente estão necessitando. É muito mais digno doar algo que não nos serve mais do que simplesmente jogar num caminhão de lixo — sugeriu a artista plástica.

Programação

Segundo o gestor do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Pérsio Henrique Barroso, a programação do Mês do Meio Ambiente contará com ações durante todo o mês de junho. As atividades propostas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados incluem palestras, debates, campanhas, oficinas adultas e infantis de horta e fotografia, lançamento da cartilha Sustentabilidade e os 5 R’s e a inédita Feira de Troca no Espaço do Servidor do Senado, pautada em princípios da economia solidária.

— Todos os servidores do Senado e da Câmara, bem como os visitantes, estão convidados a participar das ações. Nossa programação completa está disponível na intranet e na nossa página do Senado Verde — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)