Diploma José Ermírio de Moraes é entregue a três empresários

Da Redação | 24/05/2016, 13h07

Os empresários Jandir José Milan, José Augusto Vieira e Abílio Diniz foram homenageados nesta terça-feira (24), em sessão especial do Senado, com o Diploma José Ermírio de Moraes 2016, em sua sétima edição. o Diploma, instituído pela Resolução 35/2009, é destinado a agraciar personalidades de destaque no setor da indústria que tenham oferecido contribuições relevantes à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país.

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) disse que o Senado Federal foi extremamente feliz ao tomar a iniciativa de instituir o referido diploma, não apenas pelo reconhecimento que a premiação permite que se faça a personagens da maior envergadura, mas também porque traz a oportunidade de reflexão sobre a fundamental importância da atividade empreendedora para o progresso do País e para o bem-estar da população.

- Estamos atravessando, como sabem todos que aqui se encontram, um momento muito delicado na vida nacional. E é exatamente nessas circunstâncias, nessas preocupantes circunstâncias que devemos valorizar o empreendedorismo. É nessas circunstâncias que se faz ainda mais indispensável a busca permanente de novas atividades produtivas e a vontade inabalável de realizar. Para isso, Srªs e Srs. Senadores, nada melhor do que buscarmos inspiração no trabalho desenvolvido por aqueles que não têm medo de empreender – e não têm medo de empreender, diga-se a bem da verdade, porque acreditam na resposta que será dada pela população brasileira na condição de cliente e consumidora de seus produtos e serviços - afirmou.

Os senadores Ricardo Franco (DEM-SE) e Eduardo Amorim (PSC-SE) entregaram o diploma ao empresário José Augusto Vieira,  originário do estado de Sergipe. O senador Cidinho Santos (PR-MT) homenageou o empresário mato-grossense Jandir José Milan. Abílio Diniz, que não compareceu, foi representado por Fábio Varella, que recebeu o diploma das mãos do senador José Agripino (DEM-RN).

Antes da entrega do diploma ao representante de Abílio Diniz, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), lembrou que o empresário, ao lado de seu pai, criou e desenvolveu o grupo varejista Pão de Açúcar. Atualmente, acrescentou, é presidente dos conselhos de administração da Península Participações, da BR Foods e do Grupo Carrefour (na França) e Carrefour Brasil.

Quanto a José Augusto Vieira, o vice-presidente do Senado afirmou que ele iniciou sua atuação na atividade industrial com a implantação de uma unidade fabril de torrefação de café. Hoje, acrescentou, lidera a Maratá, responsável por um conglomerado de empresas atuantes em vários segmentos do mercado, tais como alimentos, descartáveis, embalagens plásticas, construção civil e exportação.

Sobre Jandir José Milan, Jorge Viana afirmou que o empresário nasceu em Concórdia (SC) e chegou à capital do Mato Grosso em 1980 para implantar a empresa Milan Móveis. O senador disse que Jandir atualmente é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria para o período de 2014 a 2018.

Os homenageados foram saudados pelos senadores Eduardo Amorim, Cidinho Santos, Ricardo Franco e José Medeiros (PSD-MT) e pelo deputado Laércio Oliveira (SD-SE), que destacaram a importância deles para o empreendedorismo nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)