Lúcia Vânia avalia positivamente primeiros sinais do governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/05/2016, 17h28

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) afirmou que tudo indica que o governo interino do presidente Michel Temer terá o compromisso de retomar o crescimento econômico. Segundo a senadora, os primeiros discursos deixam claro que três eixos nortearão as ações do Executivo no curto prazo: a estabilidade macroeconômica, o investimento em infraestrutura e a atenção ao comércio exterior.

Para Lúcia Vânia, a melhora do quadro fiscal é essencial para outras ações do governo. A senadora destacou que o déficit primário pode alcançar até R$ 160 bilhões em 2016, valor que, segundo ela, é herança do governo de Dilma Rousseff. Lúcia Vânia acrescentou que o ajuste das contas públicas deve ser um compromisso de toda a sociedade, pois é uma forma de ajudar na justiça social.

Segundo a senadora, se a sociedade não estiver disposta a revisar a estrutura do gasto público, o caminho alternativo será o aumento da carga tributária. Ela disse, porém, que nem o Senado nem o povo concordam com essa medida.

— Ainda que muitas das medidas anunciadas exijam um aprofundamento da discussão com a sociedade, o discurso emitido pelos integrantes da área econômica do governo é harmonioso e indica que o país deverá adotar as medidas necessárias para retomar o caminho do crescimento econômico e sustentável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)