Cursos a distância oferecidos pelo Senado têm 150 mil alunos

Da Redação | 09/05/2016, 09h40

Pelo menos 150 mil pessoas estão matriculadas atualmente nos cursos a distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que responde pela política de capacitação do Senado. São treinamentos gratuitos e de curta duração voltados para servidores da Casa, funcionários de outros órgãos públicos e cidadãos de todo o país. Os temas são variados e tratam do Poder Legislativo, do orçamento, da administração pública e de política.

De acordo com Simone Dourado, coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino do ILB, aproximadamente 600 mil alunos participaram dos cursos a distância entre janeiro de 2014 e maio de 2016. Segundo ela, o índice de desistência e reprovação varia entre 20% e 30%.

— Em 2014, por exemplo, dos 160 mil inscritos nos cursos a distância, 69.289 receberam certificados. Já em 2015, tivemos cerca de 190 mil pessoas para 80 mil certificados. São pessoas que atingiram média superior a 70. Nosso objetivo é aumentar em 10% o número de certificações neste ano — comparou Simone.

Há mais de 30 cursos a distância gratuitos on-line. Estão com inscrições abertas, entre outros, os cursos de Ética e Administração Pública, com duração de 60 dias e carga horária de 40 horas/aula, e Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico, com 20 horas/aula e prazo de conclusão de 60 dias. As matrículas devem ser feitas pela Plataforma Saberes, no site saberes.senado.leg.br, que também relaciona os cursos disponíveis, o conteúdo programático de cada um deles e as regras de funcionamento.

Simone Dourado destacou que, na modalidade de ensino presencial, a procura também tem sido expressiva, principalmente em função do Programa de Formação Gerencial (PFG), destinado a servidores do Senado que ocupam cargos de gerência. Nos anos de 2014 e 2015, houve 2,2 mil certificações nessa modalidade. Entre os cursos presenciais, está o de Secretariado Executivo, cujo início das aulas será em junho.

Os objetivos do ILB, segundo a coordenadora, são garantir mais eficiência aos serviços prestados pelo Senado e continuar priorizando a qualidade da capacitação.

— Procuramos garantir um caráter de qualidade às capacitações. Não focamos em muitos recursos, mas o conteúdo oferecido é de muita qualidade. Esses cursos são observados e cuidados diariamente. Além disso, respondemos cerca de 2 mil questionamentos feitos pelo público diariamente, por meio do e-mail — explicou.

O ILB oferece também cursos de pós-graduação lato sensu para servidores. Por meio do Interlegis, ainda há as parcerias para treinamento com assembleias legislativas de todo o país.

O ILB

Ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) compete exercer as prerrogativas de Escola de Governo do Senado Federal, que consistem em gerir e executar a Política de Capacitação da Casa e o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis). O ILB também concebe, formula, executa e avalia as ações de formação, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes. O endereço é www.senado.leg.br/ilb.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)