Ataídes Oliveira critica metodologia usada pelo IBGE para o desemprego

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/04/2016, 19h01

Em discurso nesta terça-feira (26), o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) voltou a criticar a metodologia usada pelo IBGE para medir o desemprego no país. Segundo o senador, a PNAD contínua, pesquisa usada atualmente, inclui o conceito de desalentados para pessoas que perderam o emprego, não encontraram outro, mas não procuraram trabalho nos 30 dias anteriores à realização da pesquisa, o que altera os resultados do levantamento.

Além disso, disse Ataídes, o IBGE não inclui nas estatísticas de desempregados aqueles que estão sem trabalho, mas recebem o Seguro-Desemprego. O benefício é concedido durante um período de três a cinco meses como assistência temporária a quem foi demitido sem justa causa.  Segundo o senador, 9 milhões de brasileiros estão nessa situação, mas não constam nas estatísticas como desempregados.

— O IBGE tem que mudar essa metodologia "enganativa" que sempre foi utilizada. Pior do que números ruins é você não acreditar neles. O governo tem que ser pelo menos mais honesto e levar essa informação precisa ao povo brasileiro — frisou.

De acordo com o senador, se a metodologia for modificada, o número de desempregados passará de 10,5 milhões para 25 milhões e a taxa de desemprego pulará dos atuais 10,2% para 24,3%.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)