Renan: Parlamento tem o desafio de aumentar a participação das mulheres na política

Da Redação | 31/03/2016, 12h19

No lançamento da campanha "Mulheres na Política", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse ser "lastimável" o fato de o Brasil ser apenas o 121º colocado no ranking mundial de representação feminina na política. O evento foi iniciado ao final da manhã desta quinta-feira (31) no Plenário do Senado.

Renan lembrou que em todo o Brasil são apenas 10% de prefeitas e 12% de vereadoras no que se refere à representação feminina em cargos eletivos municipais. Citou ainda que esse fenômeno acaba produzindo uma representação também pequena no Congresso Nacional, em que as mulheres são 44 deputadas entre 513 representantes, e 13 entre 81 senadores.

O presidente do Senado lembrou ainda que a Casa tem tomado iniciativas buscando incrementar essa participação, por meio da efetivação das Procuradoria e do Observatório da Mulher.

— Os dados oficiais demonstram que as mulheres no Brasil, na média, têm inclusive um nível de escolaridade mais alto. Podem contribuir muito na política, é um potencial ainda pouco usado — lembra Renan.

Veja a matéria consolidada

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)