Professor do DF recebe prêmio por sua participação no Programa Jovem Senador

Da Redação | 15/03/2016, 19h50

O professor Rogério da Silva Pacheco, do Colégio Militar dom Pedro II, de Brasília, recebeu nesta segunda-feira (14) seu prêmio — um tablet — por ter participado do Projeto Jovem Senador, do Senado Federal. Ele foi orientador do estudante Victor Henrique Taquary, vencedor do Distrito Federal do Concurso de Redação que seleciona os participantes do projeto e que, no ano passado, teve como tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

O tema da redação de Victor Henrique Taquary, que ingressou este ano no curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB), foi “Os caminhos da participação política”. Ele fez parte do grupo de 27 estudantes que participaram em 2015 do Projeto Jovem Senador, que anualmente seleciona, por meio do concurso de redação, um aluno de cada estado e do Distrito Federal que esteja cursando o ensino médio em escola pública e que tenha no máximo 19 anos. Durante uma semana, os estudantes conhecem o funcionamento do Senado, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no Plenário. Todos os professores que orientam os estudantes e os acompanham na viagem a Brasília são premiados com um tablet pela participação.

Professor do Colégio Militar dom Pedro II, Rogério da Silva Pacheco participou no ano passado pela primeira vez do Jovem Senador e conseguiu que o aluno orientado por ele vencesse o concurso. Com mais de cinco anos de magistério, é titular da disciplina de Redação e procura estimular seus alunos a participarem de iniciativas voltadas para a produção de estilos diferenciados de textos, inclusive jornalísticos. Anualmente, ele organiza, juntamente com outros professores da escola, projeto interdisciplinar para analisar a participação dos estudantes nos diversos concursos de redação do país.

— Temos uma seção de projetos e ali avaliamos os temas, quais turmas podem participar e estamos sempre atentos às novas experiências que podem melhorar a formação dos alunos — ressaltou.

Com a seleção do aluno Victor Henrique Taquary em 2015, os quase 700 alunos do ensino médio do colégio ficaram empolgados, segundo o professor, e os preparativos para o Jovem Senador deste ano já começaram. Rogério relata que o projeto desperta para a discussão de novos temas e a inclusão de conteúdos relacionados à participação cidadã dos jovens.

— Gostamos de trabalhar com textos do convívio social do aluno, que ele possa publicar, distribuir, utilizar em casa, em sua comunidade, na escola. É preciso que o estudante veja a aplicação real do texto que está produzindo, porque isso faz com que ele trabalhe melhor o conteúdo, pesquise e adquira maior competência para redigir — disse.

Segundo o professor Rogério, uma das maiores qualidades do Projeto Jovem Senador é apontar os canais da participação política e mostrar como o cidadão pode inteirar-se da política no seu município e no seu estado e de que forma essa atuação pode influenciar os destinos da comunidade e do país.

Uma das dicas do professor Rogério para escrever uma boa redação é que o aluno inicie com a pesquisa do tema e com um plano de redação, que permite a organização das ideias. Posteriormente, deve fazer uma primeira versão do texto e dar um intervalo de uma semana, aproximadamente, para retomar o texto, o que causaria, segundo ele, um “estranhamento”. Ele considera necessário o distanciamento do texto para que o aluno possa “enxergar” melhor o trabalho feito. O passo seguinte é a revisão, com correção gramatical, e a criação do título.

— Um dos grandes segredos do bom texto é produzir uma redação que seja interessante e agradável de ler. E preciso pensar no leitor — afirmou.

Para trabalhar o tema de 2016 — "Esporte: educação e inclusão" —, os alunos já começaram a pesquisar e, segundo o professor Rogério, querem iniciar logo a produção das redações. A iniciativa, disse, conta com o apoio da direção do colégio.

Projeto Jovem Senador 2016

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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