CDH vai debater medidas para evitar tragédias como a de Mariana

Da Redação | 10/12/2015, 18h51

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai fazer audiência pública interativa, na segunda-feira (14) às 9h, para discutir a  responsabilização dos causadores da tragédia de Mariana (MG), onde a barragem da mineradora Samarco Mineração se rompeu, e as medidas preventivas que deveriam ter sido tomadas.

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão e autor do requerimento para audiência, defende uma legislação mais firme para a mineração. Além disso, diz que também é importante tratar a questão "com muito cuidado", pois muitas pessoas foram prejudicadas entre ribeirinhos, pescadores e moradores das cidades atingidas.

- A ideia é tratar o acontecido da maneira mais humanizada possível. Vamos discutir tudo aquilo que nós podemos fazer para ajudar as pessoas prejudicadas e para que crimes como esse não voltem a acontecer - disse o senador.

Foram convidados para a audiência o advogado Estanislau Leonor Klein, representando a Samarco Mineração; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativistas do Estado de Minas Gerais, José Maria Soares; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Cristiano Silveira (PT).

Também fazem parte da lista de convidados o procurador do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região-MG, Geraldo Emediato de Souza; o coordenador da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Gilberto Souza; o representante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Tadzio Coelho; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Mariana (MG), Cristiano Vilas Boas (PT).

A audiência também contará com a participação de representantes do governo federal, do Conselho Nacional do Ministério Público, do Ministério Público de Minas Gerais e da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, também foram chamados. O debate será realizado na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

A audiência pública será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. As pessoas que tiverem interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania – link: www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, através do número-0800612211.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: