Senado celebra a consciência negra com entrega da Comenda Abdias Nascimento
Da Redação | 25/11/2015, 08h55
O Senado fará uma sessão especial na quinta-feira (26), às 11h, para a entrega da Comenda Abdias do Nascimento, instituída pela Casa para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, relembrando a data de 20 de novembro quando morreu, em 1695, um dos principais líderes do movimento contra a escravização do povo negro, Zumbi dos Palmares.
A Comenda Senador Abdias do Nascimento foi instituída em novembro de 2013 e a escolha dos agraciados é feita anualmente por um conselho formado por representantes de todos os partidos presentes no Senado. Os nomes podem ser indicados por senadores, deputados federais e entidades de âmbito nacional que desenvolvem atividades relacionadas à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira. O Conselho da Comenda é presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e tem como vice-presidente a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Nesta segunda edição, serão premiados Alceu Collares, o primeiro governador negro do Rio Grande do Sul (de 1991 a 1994); Frei David, que há mais de 20 anos dedica-se intensamente a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para afrodescendentes e carentes; e a Fundação Cultural Palmares, criada pelo governo federal em 1988, no âmbito do Ministério da Cultura, para promover uma política cultural igualitária e inclusiva.
Também fazem parte da lista de homenageados José Vicente, advogado criminalista que criou a Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, única instituição de ensino do país com maioria de estudantes negros; e Mari Baiocchi, mundialmente conhecida por valorizar a cultura afrodescendente e por pesquisas como a realizada no mais antigo quilombo do país, os Kalungas, localizado a 300 quilômetros de Brasília.
Carlos da Silva Santos será homenageado in memoriam durante a sessão. Ele foi sindicalista, jornalista, parlamentar e o primeiro negro a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 1967. Faleceu em Porto Alegre, no ano de 1989.
Recebe também a comenda in memoriam o precursor do Cinema Novo, Linduarte Noronha, por disseminar, com o documentário Aruanda, informações e fatos relevantes da cultura afro-brasileira. Noronha faleceu em janeiro de 2012.
Abdias Nascimento
A comenda é inspirada em Abdias do Nascimento (1914-2011), senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Ele esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo.
Passou 13 anos no exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 pelo regime militar, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: