Comissão de Mudanças Climáticas analisará medidas contra colapso do São Francisco

Da Redação | 23/11/2015, 10h13

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promove audiência pública nesta quarta-feira (25) para discutir soluções emergenciais que permitam evitar o iminente colapso hídrico na região do Vale do São Francisco.

No início deste mês, participantes de debate realizado pela comissão defenderam a redução da vazão do reservatório de Sobradinho, no Rio São Francisco, dos atuais 900 m³ por segundo para 800 m³ por segundo, para estender o estoque de água ao máximo possível.

Na ocasião, o diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luis Napoleão, afirmou que o governo federal tem compromisso de minimizar o colapso hídrico no Vale do São Francisco. Segundo ele, todas as entidades envolvidas estão trabalhando 24 horas por dia para evitar uma situação extrema de não ter água para produção agrícola ou para o consumo humano.

Para a reunião da terça-feira foram convidados Regina Generino, coordenadora-geral de Infraestrutura de Energia Elétrica do Ibama; Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA);  João Henrique Franklin, superintendente de Operação e Contratos de Transmissão de Energia da Chesf; e Felipe Mendes de Oliveira, presidente da Codevasf.

A audiência pública está marcada para às 14h30, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)