Programa Jovem Senador une diferentes culturas

Da Redação | 18/11/2015, 17h40

Até a próxima sexta-feira (20), um grupo de estudantes com idades entre 15 e 19 anos, sendo um representante de cada estado brasileiro e um do Distrito Federal, está em Brasília para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e sugerir projetos de lei. É o Programa Jovem Senador 2015.

Selecionados por meio de um concurso de redação, os 27 jovens são acompanhados por consultores do Senado, que explicam as atividades e orientam as proposições legislativas.

Primeiro representante indígena do programa, Roberto Macurap Júnior se interessou pelo concurso ao ver um cartaz pendurado na escola estadual Simon Bolívar, onde estuda. Morador de Guajará-Mirim (RO), o jovem senador disse que esta foi sua primeira viagem de avião e que não imaginava conhecer Brasília.

— Estou sendo muito bem tratado, conheci pessoas muito legais e a satisfação é maior quando eu lembro que estou representando o meu estado. Na língua macurap, eu diria 'on koak poate', que significa 'estou feliz' — brincou.

Além da vivência política, o Programa Jovem Senador proporciona a discussão do bem comum por meio de um encontro entre culturas e diferentes realidades. Emocionada, a professora-orientadora de Roberto, Carmita Gomez Flores, disse que a premiação será um “divisor de águas” para a escola e a comunidade.

— Para nós, professores, é uma grande honra participar desta brilhante ideia. Tudo é muito bem organizado, numa proposta que deve continuar, para que outros jovens também tenham essa oportunidade — disse.

Do outro lado do país, a jovem senadora catarinense Emanuela Hannoff Pilon disse que o contato com a diversidade regional marcou a sua passagem pelo programa. Fazer amigos cujo vocabulário e características físicas são diferentes para ela tornaram-se uma experiência de vida.

— Estou pegando sotaque do Rio Grande do Norte, de Rondônia, Roraima e isso é muito legal porque a gente conhece as outras culturas e não se prende apenas à nossa — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Jovem Senador