'Mais Mulheres na Política' lançada no Paraná

Da Redação | 06/11/2015, 18h01

O ato de lançamento da campanha "Mais Mulheres na Política" aconteceu em Curitiba nesta sexta-feira (6) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa foi da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, das senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e das deputadas Christiane Yared (PTN-PR) e Leandre Dal Ponte (PV-PR).

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria da Mulher de Curitiba, do Fórum Popular de Mulheres, representada por Elza Maria Campos, que também presidiu a mesa de parlamentares. Além das organizadoras, compuseram a mesa a vice-governadora, Cida Borghetti (PROS); as deputadas estaduais, cantora Mara Lima (PSDB) e Claudia Pereira (PSC); a prefeita do município da Lapa, Leila Aubrift (PT); a vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran (PHS); a secretária da Secretaria da Mulher de Curitiba, Roseli Izidoro; a vereadora, Noemia Rocha (PMDB) e a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT).

A senadora Vanessa apresentou a campanha e falou sobre a importância da união entre as mulheres.

— Nós podemos ser de outros partidos e lutar por causas diferentes, mas quando o assunto é a situação das mulheres, nós nos unimos. E essa unidade tem feito toda a diferença.

Gleisi Hoffmann, única senadora do estado do Paraná, destacou a PEC 134, que reserva cotas para as mulheres no parlamento.

— Se precisar continuar com a política de cotas para que mais mulheres sejam eleitas, nós vamos continuar. Porque quando uma mulher entra na política, ela leva junto todas as pautas femininas, que costumam ser colocadas como temas sem importância.

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, destacou a parceria que tem com as senadoras Vanessa e Gleisi, e como isso é significativo para a luta das mulheres.

— É uma pauta suprapartidária, estamos unidas na construção de ações eficientes que asseguram uma participação mais efetiva da mulher na política. Precisamos de movimentos como esse para conscientizar e unir lideranças e órgãos representativos.

O evento foi marcado pela presença de várias entidades e lideranças, que entoaram palavras de ordem, vibraram e cantaram juntas ao final das apresentações. Estavam presentes a UnaLGBT, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Rede de Mulheres Negras do Paraná, União das Mulheres dos Campos Gerais, Conselho Municipal da Mulher de Ponta Grossa, Fórum de Mulheres de São José dos Pinhais, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e União Brasileira de Mulheres.

O lançamento foi encerrado com a cantora e ex-prefeita do município de Jacarezinho, Tina Toneti, apresentando a música que virou hino do movimento feminista no Brasil, “Maria, Maria”.

Bancadas femininas no estado

Considerando os cargos de governador, vice-governador, senador e seus suplentes, deputado estadual e federal, nas eleições de 2014 no Paraná, 30,9% dos candidatos eram do sexo feminino, no entanto, as mulheres representaram apenas 6,7% dos eleitos. A proporção de candidatas no Paraná apresenta tendência crescente desde 1998, representando 9,1% dos candidatos neste ano, 11,3% em 2002, 12,8% em 2006, 21,8% em 2010, chegando ao auge em 2014, com 30,9%.

No Paraná, a média segue a nacional: somente 38 mulheres ocupam o cargo mais alto do executivo nas cidades e 451 são vereadoras. A bancada federal é composta por 33 deputados e senadores, dos quais apenas três são mulheres. O estado tem como vice-governadora, uma mulher, Cida Borghetti (PROS).

Dos 38 vereadores eleitos em Curitiba, cinco são mulheres, são elas: Dona Lourdes (PSB), Professora Josete (PT), Noemia Rocha (PMDB), Julieta Reis (DEM) e Carla Cristiana Pimentel (PSC). A cidade tem como vice-prefeita, Mirian Gonçalves (PT-PR).

Com informações da Assessoria

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)