Cristovam Buarque pede aprovação de lei que leva cientistas às escolas de ensino básico

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/11/2015, 17h01

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu nesta quarta-feira (4) apoio ao projeto que ele chama de Lei Gleiser, que obriga os cientistas que obtiverem bolsas financiadas por recursos públicos a fazerem palestras em escolas públicas da educação básica.

Ele disse que apresentou o projeto de lei há cinco anos após ouvir do cosmólogo brasileiro Marcelo Gleiser da importância de cientistas se apresentarem a estudantes do ensino fundamental, a fim de incentivá-los a se tornarem cientistas.

Cristovam explicou que o projeto foi aprovado pelas comissões competentes da Casa, mas, segundo ele, a liderança do governo, por um equívoco do Ministério da Educação, pediu que o texto fosse analisado pelo Plenário e agora defende o arquivamento da proposta. O senador defendeu seu projeto:

— Uma coisa tão óbvia, simples, que custa zero, zero, zero. O cientista mora na cidade, alguém paga a gasolina dele e ele faz a palestra ali. Eu quero é levar cientistas para as escolas e esses cientistas, além de falarem de suas ciências, vão se expor às próprias crianças e isso é extremamente positivo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Cristovam Buarque