Jornalistas agraciados dedicam prêmio a colegas de profissão

Da Redação | 29/10/2015, 16h08

Agraciados com a primeira edição do Prêmio Roberto Marinho de Mérito Jornalístico, os jornalistas Berenice Seara, colunista do jornal Extra, e Gerson Camarotti, repórter e comentarista da GloboNews, dedicaram a comenda aos demais colegas que militam na busca diária pela notícia. Os desafios enfrentados por estes profissionais e a representatividade da premiação para a consolidação da democracia também foram ressaltados pelos homenageados.

O jornalista Diógenes Brayner, colunista do jornal Correio de Sergipe. Natural de Pernambuco, Brayner atua há 40 anos no jornalismo regional, com foco no comentário político, também foi agraciado.

- Esse prêmio está sendo concedido no momento em que precisamos reafirmar que a boa política e o bom jornalismo continuam juntos na luta pela manutenção e pelo aprimoramento da democracia – afirmou Berenice Seara.

Já Gerson Camarotti disse ter testemunhado, ao longo de 20 anos de exercício profissional, a atuação “essencial” do Senado para a consolidação da democracia e a defesa da liberdade de imprensa.

- O Senado conseguiu entender e valorizar uma nova linguagem da cobertura política. Esse prêmio é uma demonstração dessa natureza democrática – resumiu o comentarista da GloboNews.

Roberto Marinho

Em nome da família Marinho, o vice-presidente de relações institucionais do grupo Globo, Paulo Tonet, recebeu a comenda concedida in memorian ao jornalista Roberto Marinho ressaltando sua obsessão pelo trabalho e a busca incessante pela oferta do melhor produto jornalístico para o público brasileiro.

- Roberto Marinho era um homem de redação de jornal. O Globo era a sua paixão. Mesmo quando já empresário bem sucedido, prevaleciam as características de jornalista – comentou Tonet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)