Acir Gurgacz pede conclusão das obras da BR-319

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/10/2015, 15h37

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) voltou a pedir ao Ibama que libere as obras de recuperação da  BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). Segundo ele, o maquinário está parado nas laterais da estrada aguardando um posicionamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que embargou o empreendimento. Ele disse ainda que um grupo de senadores irá à rodovia na próxima semana verificar as condições da obra.

— Não tem lógica interromper a manutenção de uma estrada tão importante quanto a BR-319. As companhias estão lá instaladas e as máquinas no local sem poder trabalhar por conta de uma questão do Ibama. É uma situação que não consigo entender — protestou.

Para o senador, tão importante quanto as rodovias são as pequenas estradas. Ele afirmou que, ao mesmo tempo que está preocupado com as obras da BR-319, comemorou nesse fim de semana a pavimentação de estradas vicinais da área rural de Ji-Paraná (RO).

Gurgacz destacou que essa obra faz parte do programa nacional para pavimentação de estradas vicinais, que começou em Rondônia. O programa é uma parceria entre os governos federal, estaduais e municipais, viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

— A proposta desse programa é que o município e o estado preparem a base da estrada, além de fornecer equipamentos e mão de obra. A União, por sua vez, entra com o dinheiro para aquisição da matéria-prima — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Acir Gurgacz