CPI pode investigar assassinato de jovens em Cuiabá

Da Redação | 28/09/2015, 18h25

O Mapa da Violência 2015 mostrou que a violência contra os jovens de Mato Grosso está aumentando. A pesquisa apontou um crescimento de 11,4% no número de mortes causadas por disparos de armas de fogo em um período de dez anos. Investigar essa situação é o que pretende o senador José Medeiros (PPS- MT).

A CPI do Assassinato de Jovens vai votar nesta terça-feira (29), a partir de 14h30, um requerimento apresentado pelo senador para uma reunião da comissão em Cuiabá (MT). A ideia é debater com autoridades locais as políticas públicas de combate à violência contra jovens naquele Estado.

A pesquisa feita pelo Mapa da Violência 2015 revelou ainda que, em 2012, a taxa de homicídios da população negra no Estado foi 81% maior do que a de brancos. José Medeiros defende agilidade no combate a esses crimes antes que a violência em Mato Grosso se transforme em uma epidemia.

- Nós ainda não estamos com os piores índices nacionais, mas o objetivo dessa audiência é justamente debater o problema e definirmos políticas públicas que possam mitigar esse mal que assola o Brasil – afirmou.

Se a CPI do Assassinato de Jovens aprovar essa audiência pública em Cuiabá, o senador José Medeiros sugere que sejam chamados ao debate o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo; o secretário estadual  de Segurança Pública, Mauro Zaque de Jesus e o coordenador  do Grupo Especial de Fronteira – GEFRON, tenente-coronel Jonildo José de Assis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)