Aprovado projeto que institui Dia da Amizade Brasil-Ucrânia

Da Redação | 08/09/2015, 13h21

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) aprovou nesta terça-feira (8), em turno suplementar, projeto que institui dia para celebrar a Amizade Brasil-Ucrânia. A data deve recair em 25 de outubro, lembrando a assinatura, em 1995, do Tratado sobre as Relações de Amizade e Cooperação entre os dois países.

O texto aprovado é o substitutivo sugerido pelo relator, senador Hélio José (PSD-DF), ao projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC) 134/2011, apresentado na legislatura passada pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), que atualmente ocupa vaga de suplente.

A proposta original pretendia instituir 2011 como ano comemorativo da amizade entre os dois países. Ao chegar para exame na Comissão de Educação, contudo, já havia transcorrido o período previsto. Por isso, Hélio José alterou o objetivo, optando pela ideia do dia especial destinado à celebração da amizade entre os dois países.

Ao agradecer os votos pela aprovação, o relator salientou a importância da data para a comunidade ucraniana, o que se acentua, como ressaltou, diante da crise vivida por aquele país: o governo enfrenta rebeldes pró-Rússia, num conflito que pode representar risco de perda de novos territórios.

O projeto voltará à Câmara para que os deputados avaliem a alteração aprovada no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)