CPI pode ir a Manaus investigar aumento de assassinato de jovens

Da Redação | 18/08/2015, 20h05

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens pode aprovar nesta quarta-feira (19) uma viagem a Manaus (AM) para investigar denúncia de aumento no número de pessoas entre 12 e 29 anos vítimas de homicídio na capital do Amazonas. Segundo um requerimento apresentado pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), em apenas um final de semana foram 35 assassinatos, sendo 24 de jovens.

A CPI também pode decidir na reunião desta quarta, marcada para as 13h, se vai promover uma audiência pública para discutir os homicídios cometidos pela Polícia Militar. Seriam convidados para o debate representantes do Grupo “Movimento Mães de Maio”. São mulheres que perderam filhos de forma violenta, em consequência de ações do Estado.

Para essa audiência está esperada também a participação do Instituto Igarapé, que atua em políticas sobre drogas, na segurança cidadã e na cooperação internacional. Devem ser chamados ainda representantes da Anistia Internacional responsáveis pelo relatório Você Matou Meu Filho – Homicídios Cometidos pela Polícia Militar na Cidade do Rio de Janeiro.

O trabalho da Anistia Internacional é baseado em casos de homicídios praticados por policiais militares nos anos 2014/15 no Rio de Janeiro, especialmente na Favela do Acari. A instituição verificou fortes indícios de execuções nessas mortes e o uso desnecessário e desproporcional da força pela Polícia Militar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)