Jogos Mundiais Indígenas são tema de debate na Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Da Redação | 10/08/2015, 18h01

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza, nesta quarta-feira (12), às 10h, audiência pública interativa com a finalidade de debater os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas no Brasil.

Pela primeira vez o país sediará a primeira edição do evento. Os Jogos Indígenas acontecerão em 23 de outubro em Palmas, a capital do Tocantins, com participação de delegações de mais de 40 países. Entre as modalidades dos jogos de 2015, está o tiro com arco e flecha, arremesso de lança, lutas corporais, cabo de força e canoagem rústica tradicional.

O debate busca ampliar a divulgação do evento e se insere em um conjunto de iniciativas destinadas a garantir maior visibilidade à existência de povos tradicionais, como explicou a propositora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

- Os jogos devem revelar, além das atividades esportivas, a identidade desses povos, populações originárias que hoje se encontram em minoria e precisam da reafirmação de suas características identitárias — comentou.

O senador Telmário Mota (PDT-RR) afirmou que esse é um momento ímpar, porque vai proporcionar, não só a integração dessa cultura, como também a sua valorização.

- Hoje nós temos ai quase 800 mil indígenas, então é uma hora da gente abraçar esse momento – disse.

Participarão do debate representantes de atletas indígenas e do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. Também serão chamados dirigentes dos Ministérios da Justiça e do Esporte, a vice-governadora do Estado do Tocantins, Cláudia Martins Lélis, além do secretário Extraordinário dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas do Tocantins, Hector Franco.

A audiência é aberta à participação do público por meio do Alô Senado (0800-612211) e do Portal e-Cidadania.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)