Em sessão de homenagem à Globo, Renan defende liberdade de expressão
Da Redação | 05/08/2015, 12h50
Em sessão especial para comemorar o aniversário de 50 anos de fundação da TV Globo nesta quarta-feira (5), o presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu a liberdade de expressão.
— Quaisquer insinuações, gestos ou atos no sentido de restringir ou inibir a liberdade de expressão a qualquer título ou a qualquer pretexto, terão uma resposta altiva — disse.
Ele destacou o pioneirismo da emissora, a contribuição na valorização e na difusão da cultura brasileira, e a qualidade do trabalho desenvolvido nas áreas de jornalismo e entretenimento.
De acordo com o senador, desde sua fundação, a Rede Globo tem se firmado como importante veículo de integração nacional. Os personagens de suas novelas, séries e programas, disse Renan, fazem parte do imaginário de todos os brasileiros.
— Líder de audiência, a emissora faz chegar seu sinal a 98% dos municípios do país — assinalou o presidente do Senado, lembrando ainda que as produções da rede de televisão também são transmitidas para centenas de países.
A emissora, fundada pelo jornalista Roberto Marinho, começou a funcionar em 26 de abril de 1965. Em homenagem a seu fundador, o Senado criou o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico com o objetivo de reconhecer os jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento da profissão no país.
Além do senador Renan Calheiros, compõem a mesa os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), autor do requerimento para a realização da sessão especial; os ministros Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; e João Roberto Marinho, vice-presidente institucional e editorial do Grupo Globo.
Entre os presentes na solenidade em homenagem aos 50 anos da TV Globo, estão celebridades como os atores Francisco Cuoco, Malu Mader e Laura Cardoso, que foram recebidas pelo presidente do Senado antes da sessão.
Mais informações a seguir
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: