Comitiva de senadores à Venezuela visava fiscalizar cláusula democrática do Mercosul, diz Caiado

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/06/2015, 16h54

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou que a visita da comitiva de senadores à Venezuela na última quinta-feira (18) tinha como missão cumprir um papel que é do Congresso Nacional: fiscalizar o cumprimento da cláusula democrática no âmbito do Mercosul.

Por isso, na opinião dele, não procedem as críticas de outros senadores a essa comitiva.

Ronaldo Caiado lembrou que, há alguns anos, o governo brasileiro alegou o descumprimento da cláusula democrática para apoiar a exclusão do Paraguai, porque o Poder Legislativo do país vizinho afastou do cargo o presidente Fernando Lugo, mesmo o processo tendo ocorrido conforme as leis paraguaias.

Agora Ronaldo Caiado cobra coerência do governo no caso da Venezuela, um país que, segundo ele, não aceita dissidências políticas nem opositores. Fatos reconhecidos, inclusive, pela Anistia Internacional, em relatório sobre a repressão de movimentos democráticos pelo governo de Nicolás Maduro, presidente venezuelano.

- Todos esses fatos que a anistia internacional informa, isso aí não é cláusula de democracia. Quer dizer, tudo isso é acessório, é secundário: 43 mortos, 878 feridos, 3.351 presos?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)