Walter Pinheiro integra ação na Alemanha para atrair investimentos em energia solar

Da Redação | 11/06/2015, 14h50

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) participou, nesta quinta-feira (11), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Intersolar, maior feira da indústria solar do mundo, que acontece em Munique, na Alemanha. O objetivo da ação é atrair investimentos para o setor de produção e consumo de energia solar fotovoltaica no país. Pinheiro acompanhou a atuação da Apex ao lado do senador Fernando Bezerra (PSB-PE).  O evento conta ainda com a participação de representantes dos governos da Bahia, de Minas Gerais e de Pernambuco.

Na oportunidade, foram apresentados modelos de sucesso na produção comercial e residencial de energia solar.

— O modelo alemão do Minha Casa, Minha Vida [programa do governo brasileiro] traz prédios eficientes, com soluções simples de microgeração de energia em residências— relatou Pinheiro.

Pinheiro é relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do projeto PLC 21/2015 que torna permanentes os benefícios tributários para o setor de semicondutores e componentes eletrônicos, incluídos no  Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). A proposta zera as alíquotas do PIS/Pasep, da Cofins, do PIS/Pasep-Importação, da Cofins-Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes na compra de aparelhos, instrumentos e equipamentos utilizados também para o setor de energia solar fotovoltaica.

Na avaliação do senador baiano, o Brasil tem vários motivos para atrair investimentos neste segmento.

— A fonte solar é abundante e [disponível] de forma generalizada, de Norte a Sul do Brasil. Os modelos residenciais apresentados aqui são também viáveis para o Brasil. Há vários projetos de auto produção de energia da Alemanha em prédios comerciais, bem simples de serem adaptados — afirmou o senador.

A produção associada em áreas alagadas também foi apresentada na feira mundial.

— Vale destacar ainda os projetos associados em usinas já implantadas. É o caso das instalações de boias com painéis solares acima do espelho d´água em usinas. Assim, a placa solar também converte a energia do sol diretamente em eletricidade e utilizamos das mesmas linhas de distribuição já instaladas na usina para escoar energia — explicou Pinheiro.

Segundo a Apex, o objetivo da ação foi levar informações aos empresários sobre o potencial brasileiro, os incentivos governamentais, as linhas de financiamento e os melhores locais para instalar fábricas e parques de geração.

(Com informações da assessoria de imprensa do senador Walter Pinheiro)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)