Comissão de Agricultura promove audiência pública nesta sexta sobre a cultura de cacau

Da Redação | 15/04/2015, 16h10

O Brasil é o sexto maior produtor de cacau no mundo, com 248,5 mil toneladas anualmente. No topo do ranking está a Costa do Marfim, na África, com 1,3 milhão de toneladas. Em compensação, o cacau brasileiro é o que tem o melhor preço por tonelada. Os dados foram divulgados pelo Sebrae, no ano passado. A situação da cacauicultura é o tema da audiência pública que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promove nesta sexta-feira (17), a partir das 13h, no Centro de Pesquisa do Cacau, que fica na Rodovia entre Ilhéus e Itabuna (BA).

A audiência foi proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que representa o estado de maior produção de cacau no país, com 148,2 mil toneladas ao ano. Lídice propôs que a audiência trate de pontos específicos dessa cultura, como o sistema de armazenamento, as estratégias de comercialização e a proteção ao meio ambiente.

Para isso, foram convidados o governador da Bahia, Rui Costa; o diretor-geral da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira, Helinton Rocha; e o presidente da Associação dos Produtores de Cacau da Bahia, Guilherme de Oliveira Pinto, entre outros.

A produção cacaueira, também de acordo com informações do Sebrae, é resultado basicamente do trabalho da agricultura familiar e é considerada muito pouco poluente. São 50 mil cacauicultores no país, metade deles na Bahia. Além disso, o Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de chocolate. O consumo no país em 2013 foi de 790 mil toneladas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Agricultura Senadora Lídice da Mata