Inaugurados novos painéis de votação do Plenário do Senado

Da Redação | 09/12/2014, 19h04

A sessão deliberativa desta terça-feira (9) marcou a estreia dos novos painéis de votação do Plenário. O sistema faz a transmissão ao vivo da TV Senado, registra a orientação da liderança e publica os resultados em tempo real. Além disso, garante maior acessibilidade no momento das votações: parlamentares com necessidades especiais poderão votar com um piscar de olhos ou mesmo com os pés.

O terminal de votação do Senado também terá teclas com relevo em braile e exibirá o voto do parlamentar, que, em seguida, o confirmará, evitando os casos em que senadores e deputados votam incorretamente por acidente — explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) parabenizou o presidente e a Casa pelo processo de modernização. Ela elogiou o novo painel da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), também inaugurado nesta terça, que deve reduzir o volume de papel.

— Além de modernização e facilitação do trabalho, nós também temos redução da despesa — disse.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou a participação dos servidores na implantação do novo painel.

— O Senado tem um corpo técnico de excelência. O painel realça agora a nossa capacidade de inovar e possibilita ao cidadão ter acesso mais rápido às decisões da Casa.

Crítica

Durante as votações no primeiro dia de uso do painel, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) queixou-se por não ter sido instruído sobre como utilizar o sistema.

— O Senado muda as coisas e ninguém ensina ninguém. Como é que tem que votar? — questionou o senador, que foi orientado por Renan a confirmar seu voto para que ele fosse contabilizado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Institucional