Aberta reunião da CPI Mista da Petrobras

Da Redação | 18/12/2014, 11h07

O presidente em exercício da CPI Mista da Petrobras, senador Gim (PTB-DF), acaba de abrir a reunião do colegiado. Parlamentares da oposição tentam quórum para votar o documento final da CPI, que pode ser o relatório deputado Marco Maia (PT-RS) ou texto paralelo apresentado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Eles precisam de 17 presentes para que haja votação, mas estão com dificuldade para conseguir, visto que são minoria no colegiado.

— É inacreditável. Eles [os governistas] estão reunidos numa sala aqui ao lado e estão com vergonha de participar desse ato final da CPMI. Não querem sequer aprovar o relatório do Marco Maia, que é do PT. É uma humilhação — reclamou o deputado Antonio Imbasshay (PSDB-BA).

Na noite de quarta-feira (18), depois de um dia inteiro de embate com a base do governo, a oposição tentou votar as propostas, mas não obteve quórum. Os trabalhos haviam sido suspensos por conta da Ordem do Dia em Plenário.

No início da tarde, o relator Marco Maia apresentou algumas modificações em seu relatório. Ele passou a pedir expressamente o indiciamento de 52 pessoas e também reconheceu que a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pode ter trazido potencial prejuízo de mais de US$ 500 milhões à Petrobras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)