Cristovam diz que aumento da taxa de juros não pode ser única ferramenta de combate à inflação

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/10/2014, 20h30

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou seu apoio à elevação da taxa de juros por considerar a medida necessária para o controle da inflação. O senador argumentou que a alta do custo de vida provoca desvalorização dos salários e dos benefícios sociais, mas alertou que a taxa de juros não pode ser a única ferramenta de controle da inflação.

Cristovam, porém, criticou a presidente Dilma Rousseff por ter adiado a medida até depois das eleições, enquanto, na campanha eleitoral, atacava a candidata Marina Silva acerca da independência do Banco Central. Para o senador, Marina foi vítima de uma das manipulações mais vergonhosas da história da propaganda eleitoral.

Cristovam previu dificuldades para o segundo governo Dilma, que, em sua opinião, começa sob “uma tonelada de denúncias” e tem a desconfiança de metade do eleitorado. Para ele, na campanha eleitoral os principais partidos mostraram mais raiva que divergências, e custará caro reparar os efeitos do que chamou de “terremoto político”.

- Política se faz com pontes que unem as pessoas, os partidos, os políticos na busca de um caminho para o país. As pontes foram detonadas. Claro que vão ser reconstruídas em algum momento, mas vai ter um custo - alertou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Cristovam Buarque