Ana Amélia presta homenagem aos professores e pede valorização da categoria

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/10/2014, 16h25

Ao saudar o Dia do Professor, comemorado nesta quarta-feira (15), a senador Ana Amélia (PP-RS) homenageou todos os brasileiros que têm por profissão a arte de ensinar. Ela também defendeu a valorização da categoria, mais investimentos na área da educação, currículo nacional único e escola em tempo integral.

A senadora também lamentou que ainda persistam na educação problemas como gestão ineficiente, desinformação, reprovação, repetência escolar e grade curricular defasada. Diante de tantas dificuldades, é o professor que torna real o direito à educação para muitas crianças, afirmou Ana Amélia.

Pesquisa realizada com dados do sistema de avaliação do rendimento escolar do estado de São Paulo, colhidos em 2013, mostra que 96% dos alunos do ensino fundamental daquele estado gostam de ir à escola e encontrar o educador. Mostra também que dos 300 mil alunos matriculados no segundo, terceiro e quinto anos da rede estadual, 94% veem o professor como principal incentivador dos estudos. Isso mostra que nove entre dez alunos veem o professor como exemplo de vida. Parabenizado portanto cada professor deste país que transforma a sociedade com seu trabalho — declarou a senadora.

Ana Amélia destacou o esforço do Congresso Nacional em favor da valorização do professor, garantindo-lhes melhores salários e formação e destinando 10% do produto interno bruto para  o setor no plano nacional de educação.

A senadora ainda lamentou que tenha caído a emissão de diplomas de cursos ligados à educação e à saúde. Para Ana Amélia, isso é preocupante, principalmente porque o país vive um momento em que precisa de mais profissionais qualificados nessas áreas.

Também os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Kaká Andrade (PDT-SE), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) homenagearam os mestres de todo o país pelo Dia do Professor.

Cristovam reclamou do fato de que alguns estados ainda não pagam o piso nacional salarial do magistério e advertiu que o país precisa discutir e encontrar soluções para a violência nas escolas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)