Especialistas vão debater a qualidade dos suplementos proteicos

Iara Guimarães Altafin | 01/10/2013, 10h40

Os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) querem ouvir a opinião de especialistas sobre denúncias de alteração na fórmula de suplementos proteicos comercializados no Brasil. Requerimento com esse objetivo, apresentado pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), foi aprovado pela comissão nesta terça-feira (1º). A data do debate ainda será divulgada pela CMA.

As denúncias foram publicadas pelo jornal O Globo e revelam investigação feita pelo dono de uma loja de suplemento alimentar em Londrina, que mandou avaliar as principais marcas de suplemento proteico, utilizado por esportistas, disponíveis no mercado.

Conforme revelado pelo jornal, de 28 marcas avaliadas, 15 apresentaram variação na tabela de composição ou tiveram suas fórmulas alteradas. Todas as marcas são certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por sugestão de Cícero Lucena, devem ser convidados para o debate Dirceu Brás Aparecido Barbano, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Cristiano Aquino, diretor do Procon do Rio Grande do Sul; Felix Bonfim, presidente da empresa Atacado do Suplemento, de Londrina, responsável pela denúncia; e Maurício Milani, especialista Medicina de Esporte.

Pescador

Foi adiada a votação de proposta que estabelece regras para a concessão de aposentadoria especial a pescadores e trabalhadores de atividades afins. De acordo com texto, a categoria também deverá ser beneficiada com a contagem do período de defeso como tempo de contribuição previdenciária. Essas medidas de proteção constam de dois projetos de lei (PLS 150 e 152/2013) do senador Paulo Paim (PT-RS), consolidados em substitutivo pela senadora Ana Rita (PT-ES).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: