CAE irá debater crise no setor têxtil e evolução da conjuntura econômica

Da Redação | 29/05/2007, 14h28

A crise enfrentada pela indústria têxtil e de vestuário será debatida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em data ainda a ser marcada. Para o senador Edison Lobão (DEM-MA), autor do requerimento solicitando a realização da audiência pública, as "desmedidas" importações, com destaque para os produtos chineses, e as implicações do câmbio, que comprometem gravemente, segundo ele, as exportações brasileiras, estão sufocando os produtores nacionais.

Serão convidados para a audiência pública os ministros da Fazenda, Guido Mantega; das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Também deverão tomar parte da reunião o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; o presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Josué Gomes da Silva; e a presidente das Costureiras de São Paulo e Osasco, Eunice Cabral.

Tomando por base estudo da Abit, Edison Lobão concluiu que a situação do setor têxtil e de vestuário "é desalentadora", apesar de ser um setor gerador de empregos dos mais robustos do país - com cerca de sete milhões de trabalhadores diretos - além de ser"criador de tecnologias e ávido consumidor de mercadorias de origem agrícola e petroquímica".

Foi aprovado também requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES)solicitando audiência pública para debater as conseqüências da política cambial nos setores de brinquedos, calçados e vestuário.

Política econômica

A CAE aprovou ainda requerimento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que preside o colegiado, convidando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para falar sobre a política econômica e a evolução da conjuntura econômica. A previsão é que a audiência pública seja realizada no dia 19 de junho, às 10h.

Foi aprovado também requerimento do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) solicitando realização de audiências públicas para debater os limites do endividamento dos governos estaduais e municipais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: