Indústria têxtil enfrenta "sérias dificuldades", alerta Dornelles

Da Redação | 08/05/2007, 19h44

Último senador a discursar em Plenário nesta terça-feira (8), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que a indústria têxtil nacional "vem enfrentando sérias dificuldades nos últimos anos". Para ele, os principais entraves são a concorrência de produtos estrangeiros e a elevada carga tributária. O senador alertou que, caso a importação desleal e os altos impostos não sejam combatidos, o setor perderá milhares de postos de trabalho este ano.

- O Brasil está sendo inundado por quantidade enorme de produtos têxteis importados que aqui chegam com preços inferiores aos praticados no mercado de origem ou com grande carga de subsídios. Essas práticas desleais de comércio estão causando sérios danos à produção nacional - frisou.

Entre 2004 e 2006, informou Dornelles, o setor gerou 65 mil empregos formais, mas agora enfrenta retrocesso. De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, acrescentou o senador, o setor poderá perder até 206 mil postos de trabalho só em 2007. O senador afirmou que a indústria têxtil e de confecções brasileira congrega algo em torno de 30 mil empresas, gerando cerca de 1,650 milhão de postos de trabalho e faturando anualmente US$ 32 bilhões (dados de 2005).

Segundo Dornelles, tal setor industrial investiu em modernização nos últimos anos, com conseqüente aumento da produtividade e da produção total, o que faz com que o Brasil exporte produtos têxteis para cerca de 170 países.

Indústria farmacêutica

O senador também aproveitou para criticar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por, segundo ele, estar "criando as maiores dificuldades" para a indústria farmacêutica nacional.

- A Anvisa, com custos de registro e renovação quase proibitivos, exigências absurdas para o registro de produtos, campeã da burocracia, com enorme custo operacional, vem criando as maiores dificuldades para a indústria nacional, sendo extremamente liberal com os produtos importados - alfinetou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: