Valadares apela ao governo por medidas de proteção à indústria têxtil nacional

Da Redação | 30/08/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) cobrou do governo federal a concessão de salvaguardas à indústria têxtil nacional, que estaria amargando prejuízos com a entrada de tecidos chineses no mercado interno. A situação do setor começou a se complicar, adiantou o parlamentar, com o fim das cotas à importação desses produtos, no final de 2004.

Segundo Valadares, os empresários brasileiros reclamam de concorrência desleal dos chineses, que estariam produzindo tecidos de melhor qualidade graças a incentivos financeiros governamentais para a compra de equipamentos mais modernos. O parlamentar observou que a disputa desigual é acentuada por "um severo esquema de exploração de mão-de-obra" naquele país.

- Nessa questão, toda demora em agir é perigosa, toda lentidão põe em risco o emprego e compromete o empenho do empresariado nacional em modernizar o setor - alertou.

Preocupado com a preservação de 1,5 milhão de empregos em mais de 30 mil empresas têxteis, o socialista reivindicou um acordo entre os governos brasileiro e chinês que ajude a recuperar a saúde do setor. Valadares observou que os Estados Unidos, o maior produtor mundial de malha têxtil, já adotou medidas para proteger seu parque industrial e que outros exportadores para o mercado europeu já vêm pressionando a Organização Mundial do Comércio (OMC) para regulamentar o negócio.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) apoiou a reivindicação de Valadares e admitiu que as condições de produção na China vêm dificultando a concorrência nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: