Arthur Virgílio lamenta morte de Mário Ypiranga Monteiro

Da Redação | 12/07/2004, 00h00

O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) lamentou a morte, no último dia 8, do escritor amazonense Mário Ypiranga Monteiro, motivo de requerimento de voto de pesar apresentado pelo parlamentar. Autor de mais de 200 obras – 16 delas inéditas, acrescentou o orador –, Mário Ypiranga Monteiro deixou viúva Ana dos Anjos, com quem foi casado por 65 anos. Deixou também quatro filhos e seis netos.

O escritor, morto aos 94 anos, exerceu o jornalismo nos últimos 70. Pertenceu à Academia Amazonense de Letras, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Instituto Geográfico do Amazonas, à National Geographic Society, dos Estados Unidos, e a diversas outras associações da França, Inglaterra, México, Peru, Holanda e outros países.

Admirador da história e do folclore, escreveu 12 livros sobre o Teatro Amazonas, disse Arthur Virgílio. O senador arrolou diversas obras do autor, entre elas Carros e Carroças de Boi, Dalila, Cultos de Santos & Festas Profano-Religiosas, Roteiro Histórico de Manaus, História da Cultura Amazonense e O Espião do Rei. O senador pelo Amazonas afirmou que Mário Ypiranga viveu uma vida “que realmente valeu a pena, que foi boa de ter sido vivida, com dignidade e respeito a seus semelhantes e muito amor à sua terra”. Arthur Virgílio disse ter ficado triste com a ausência de autoridades oficiais no enterro do escritor, mas parabenizou o governador do estado, Eduardo Braga, por ter instituído um prêmio com o nome de Mario Ypiranga Monteiro, destinado a cientistas sociais. Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que a cultura brasileira empobrece com o desaparecimento do escritor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: