SARNEY DIZ QUE SALÁRIO BAIXO DEVE SER PROTEGIDO

Da Redação | 01/08/1995, 13h12

O presidente do Senado, José Saney, disse hoje (dia 1º) ter simpatia por "toda medida destinada a proteger os salários mais reduzidos", ao referir-se à medida provisória da desindexação, reeditada no final de julhoe que começará a ser examinda pelo Congresso nesta semana.

No primeiro dia de trabalho legislativo, após o recesso, o senador José Sarney disse que o Senadotem uma pauta muito extensa para o semestre, masque a reforma do Estado é a prioridade da Casa, prevendo uma grande movimentaçãoem torno das propostas de emenda à Constituição encaminhadas pelo Executivo.

Sarney referiu-se à conclusão das votações, em segundo turno, das emendas do gás canalizado, conceito de empresa nacional e cabotagem (que entram em pauta para discussão na quarta-feira, dia 3); bem como da emenda que flexibiliza as telecomunicações(em pauta a partir do dia 8 de agosto). Proximamente, será a vez da emenda do petróleo, que aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Além das votações das emendas em andamento, o Senado aguarda, para o semestre, a chegada da reforma da Previdência, a ser votada pela Câmara, e o envio, ao Congresso, dos pacotes de reforma tributária e administrativa, anunciadas pelo governo. Sarney previu tambéma votação das leis ordinárias que regulamentarão as reformas e afirmou que o Congresso fará um grande esforço no sentido de trabalhar e atender a toda solicitação necessáriapara que a legislação contribua para que o país não tenha nenhum problema e possa sair da crise.

Sarney disse acreditar numa solução unitária para as disputas dentro do PMDB, na próxima convenção do partido, de forma a não prejudicar o andamento das reformas. O presidente do Senado fez ainda um balanço da atuação do Congresso, no primeiro semestre, qualificando-o não apenas como um semestre de vitórias para o governo, mas "um semestre em que os poderes funcionaram com harmonia, como manda a Constituição. O Congresso examinou as matérias, moficou-as e manteve sua independência. Vamos manter isso no segundo semestre".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: