Feriado nacional do Dia da Consciência Negra aguarda sanção

Iara Farias Borges | 30/11/2023, 16h56

Seguiu para a sanção presidencial o projeto que torna feriado em todo o Brasil o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser celebrado em 20 de novembro. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o PLS 482/2017 foi aprovado em 2021. Nessa quarta-feira (29), o texto foi aprovado também na Câmara. Agora, para virar lei, depende apenas da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A data de 20 de novembro já é  feriado em seis estados e em 1,2 mil cidades brasileiras. Relator da proposta no Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que este será um dia de reflexão e combate a todas as formas de preconceito. 

— Esse dia é muito mais, muito mais, vai além de poder ser um feriado, é um momento de consciência, de debate, de diálogo sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atinge toda a sociedade. Então, é um dia, para mim, de paz, de amor, de fraternidade, em que o país refletiria que podemos ser uma grande nação se soubermos combater todo tipo de preconceito — afirmou.

Ao comemorar a aprovação, o autor, Randolfe Rodrigues, disse que a lei vai lembrar a “chaga da escravidão no Brasil” e tantas pessoas vítimas do racismo e preconceito, a exemplo de Zumbi, João Cândido e Marielle Franco.

— Somos, com muito orgulho, a maior nação negra fora da África e nos orgulhamos disso. O povo negro aqui lutou, resistiu à liberdade, triunfou, sobretudo triunfou, apesar de tudo. É pra lembrar, mas é também com a força do toque do tambor celebrar: 20 de novembro, Consciência Negra, feriado nacional, feriado dos brasileiros, feriado em homenagem à mistura que formou nosso povo.   



Opções: Download