MP do ensino médio vai à sanção

09/02/2017, 10h47

Por 43 votos a 13, o Plenário aprovou a Reforma do Ensino Médio (PLV 34/2016), proposta originada após alterações promovidas na MPV 746/2016 pela comissão mista e pela Câmara dos Deputados. A matéria vai à sanção presidencial.

O texto permitirá que alunos façam ao mesmo tempo curso profissionalizante e escolham parte das disciplinas que cursarão. Segundo o relator, senador Pedro Chaves (PSC–MS), a reforma evitará que o curso seja voltado apenas para o vestibular. Dados oficiais mostram que apenas 17% dos estudantes que saem do Ensino Médio entram numa universidade. Pedro Chaves destacou que o aluno poderá escolher o que estudar em 1,2 mil horas, embora terá aula das disciplinas obrigatórias em 2,8 mil horas.

A oposição criticou as mudanças feitas por meio de medida provisória e questionou a destinação de recursos. A senadora Fátima Bezerra (PT–RN) criticou a flexibilização do currículo e a destinação de apenas R$ 1,5 bilhão para os dois anos dessas mudanças. Reportagem de Hérica Christian, da Rádio Senado.



Opções: Download