Infância em risco: proposta contra adultização vira lei
O fenômeno da adultização precoce de crianças se tornou uma preocupação central para especialistas. Segundo a psicóloga Ana Beatriz Chamati, a adultização ocorre quando crianças assumem comportamentos e preocupações de adultos, como o uso excessivo de maquiagem, roupas de adulto e a busca por exposição nas redes sociais. Esse processo, perigoso para o desenvolvimento infantil, compromete a formação e a saúde mental, roubando-lhes a infância e, em casos mais graves, expondo-as a situações de abuso e exploração. A especialista ressalta a importância da atenção dos pais e da supervisão do acesso às mídias, mas destaca que a regulamentação é um passo fundamental para a proteção.
Nesse contexto, o Senado Federal aprovou o projeto conhecido como ECA Digital (PL 2.628/2022). O autor da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), diz que a adultização precoce "é um dos efeitos mais perversos da lógica atual das plataformas digitais" e que o projeto aprovado estabelece barreiras contra isso. Para ele, proteger a infância é também enfrentar a origem da desinformação: "uma sociedade que garante às suas crianças um ambiente digital mais saudável estará mais preparada para lidar com a avalanche de notícias falsas e discursos tóxicos que circulam nas redes".
A proposta foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2025. Veja algumas mudanças previstas na Lei 15.211:
- Plataformas terão de verificar a idade dos usuários e vincular contas de menores de 16 anos a um responsável;
- Passa a ser proibida a publicidade direcionada a crianças, assim como técnicas de manipulação emocional;
- Conteúdos ligados a exploração infantil, pornografia, bullying, jogos de azar e incentivo ao suicídio deverão ser bloqueados;
- Jogos eletrônicos ficam proibidos de oferecer caixas de recompensas (loot boxes) a menores;
- Empresas deverão publicar relatórios semestrais sobre denúncias e medidas de proteção;
- Multas para quem descumprir as regras.
Você sabe como reconhecer e prevenir?
No programa Cidadania, da TV Senado, a psicóloga Ana Beatriz Chamati, que participou do documentário do youtuber Felca, explica o conceito de adultização, seus impactos sobre crianças e adolescentes e como a sociedade pode enfrentar esse fenômeno.

